Os
blogs diferenciam-se de outras ferramentas síncronas e assíncronas pela
facilidade com que podem ser criados, editados e publicados. Outra vantagem
apresentada são as possibilidades de interação, acesso e atualização das
informações.
Blog de Informação e dinamismo |
Existem
duas modalidades de blogs: Aprendizado e Interação. Assim, os temas designados
Argumento, Comentários, Pesquisas e Escrita estão relacionados à modalidade de
blogs de Aprendizado e os temas Comunicação, Discussão, Pares e Comunidade
estão relacionados à modalidade de blogs de Interação.
Esta
ferramenta tem sido utilizada no ensino principalmente com o objetivo de servir
como repositório de informação e de promover a construção do conhecimento,
enquanto que em outras áreas de ensino, os blogs têm sido utilizados tendo em
vista uma gama maior de objetivos, dentre as quais se destacam o objetivo de
promover as aprendizagens reflexiva, colaborativa e cooperativa, a exploração
didática e pedagógica dessa ferramenta na formação de professores e a prática reflexiva
dos mesmos.
A
aplicação dos blogs para ensino é: servir como repositórios de informações;
promover debates e discussões; promover a construção do conhecimento; promover
a aprendizagem reflexiva; promover a aprendizagem colaborativa; promover habilidades
de leitura e escrita; criar espaços de interação e/ou cooperação aluno-aluno
e/ou aluno/professor; promover o letramento digital; promover a aquisição de
competências de comunicação; promover a exploração didática e pedagógica dos
blogs na formação de professores e promover a prática reflexiva na formação de
professores.
Fonte: Blogs no ensino de química - análise dos trabalhos apresentados em eventos da área; Barro, Mario Roberto; Queiroz, Salete Linhares
Nenhum comentário:
Postar um comentário