quarta-feira, 3 de abril de 2013

Estou num blog, mas um blog serve para ensino?


Os blogs diferenciam-se de outras ferramentas síncronas e assíncronas pela facilidade com que podem ser criados, editados e publicados. Outra vantagem apresentada são as possibilidades de interação, acesso e atualização das informações.
Blog de Informação e dinamismo
Existem duas modalidades de blogs: Aprendizado e Interação. Assim, os temas designados Argumento, Comentários, Pesquisas e Escrita estão relacionados à modalidade de blogs de Aprendizado e os temas Comunicação, Discussão, Pares e Comunidade estão relacionados à modalidade de blogs de Interação.
Esta ferramenta tem sido utilizada no ensino principalmente com o objetivo de servir como repositório de informação e de promover a construção do conhecimento, enquanto que em outras áreas de ensino, os blogs têm sido utilizados tendo em vista uma gama maior de objetivos, dentre as quais se destacam o objetivo de promover as aprendizagens reflexiva, colaborativa e cooperativa, a exploração didática e pedagógica dessa ferramenta na formação de professores e a prática reflexiva dos mesmos.
A aplicação dos blogs para ensino é: servir como repositórios de informações; promover debates e discussões; promover a construção do conhecimento; promover a aprendizagem reflexiva; promover a aprendizagem colaborativa; promover habilidades de leitura e escrita; criar espaços de interação e/ou cooperação aluno-aluno e/ou aluno/professor; promover o letramento digital; promover a aquisição de competências de comunicação; promover a exploração didática e pedagógica dos blogs na formação de professores e promover a prática reflexiva na formação de professores.


Fonte: Blogs no ensino de química - análise dos trabalhos apresentados em eventos da área; Barro, Mario Roberto; Queiroz, Salete Linhares

Nenhum comentário:

Postar um comentário